Tecnologia 07 junho 2016
Jornal Digital para Jovens - Eis alguns dos novos emoji | Foto: unicode.org

Foi assim que um espanhol conseguiu pôr a 'paella' entre os 72 'emoji' que vão sair dentro de dias.

A 'Emojipedia', uma espécie de dicionário de 'emoji', está cada vez mais enriquecida. A 21 de junho vamos ter mais 72 figurinhas a contribuir para nos expressarmos ainda melhor nas mensagens que enviamos.

Se estiveres curioso para conhecer os novos caracteres 'emoji' espreita aqui - vais encontrar o Pinóquio, uma cara constipada (ou será com alergias?), dedos a fazerem figas, brindes, muita comida (a 'paella' é uma delas), alguns desportos novos e uma figura que se pensa vir a ser muito popular, o 'Shrug'. Palavras para quê? É esta: 

 

Mas, afinal, quem cria e quem escolhe estas imagens que revolucionaram a forma como comunicamos digitalmente?


Ora, criá-las está ao alcance de qualquer pessoa. O processo não é tão simples como enviar uma mensagem, requer alguns conhecimentos técnicos, mas há sempre um amigo/a de design e/ou informática a quem podes pedir ajuda. Isto, se tu não fores barra.

Os trâmites que a submissão de uma proposta de 'emoji' segue estão bem explicados na página do Consórcio Unicode, que é quem decide nesta matéria.

Há um júri, composto por voluntários que trabalham na indústria tecnológica.

 

Como submeter uma candidatura?


O primeiro passo é descarregar e preencher um formulário, onde tens de te identificar e dizer, por exemplo, em que grupo de 'emoji' se encaixa aquele que sugeres (caras, animais e natureza, emoções, etc...).

Tens, desde logo, que enviar imagens do caracter que propões e sustentar por que razão a tua sugestão é pertinente e merece ser apreciada.

Há algumas propostas na página que te podem servir como exemplo. A dos rissóis, por exemplo, tem nove páginas e uma série de dados históricos e estatísticos que mostra que esse caracter corresponde a uma necessidade real de comunicação.

A proposta deve, ainda, provar que não existe outro 'emoji' capaz de transmitir o mesmo daquele que estás a apresentar e é pedido, também, que dês exemplos dos vários significados que poderão ser associados ao caracter que sugeres.

Propor um que vá completar uma série de 'emoji' pode ser uma vantagem (por exemplo, se detetares que falta um desporto ou, como já aconteceu, um símbolo do zodíaco).

 

E então a 'paella'?


A tua ideia ganha força aos olhos do júri, ainda, se houver muita gente a pedi-la. Parece ter sido isso que aconteceu com os espanhóis.

 

Houve uma grande campanha para que a 'paella', prato típico de Espanha, figurasse nos nossos telemóveis, através da recolha de assinaturas e de um debate nacional em torno da hashtag #PaellaEmoji, que chegou a estar no top mundial.

A ideia foi de um humorista valenciano - podes ler aqui a carta que ele escreveu a fazer este pedido. E o 'emoji' foi alvo de um processo de alteração, já que a primeira imagem divulgada recebeu muitas críticas dos espanhóis, que não se identificaram com o seu prato tão querido.

Para terminar, dizemos-te ainda que o processo de seleção leva o seu tempo. Só daqui a um ano, em junho de 2017, será lançada uma nova seleção de 'emoji'.

O teclado da 'Emojiworks' sobre o qual te falámos neste artigo é que vai ficar desatualizado.

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar