Curiosidades 28 fevereiro 2015
Ouvido de Surfista: tampões evitam a cirugia | Foto: Surf Ears

A água fria e o vento forte podem ser suficientes para desenvolver aquilo que é conhecido como "ouvido de surfista" ou "ouvido de mergulhador."

Clinicamente, o problema dá pelo nome de exostose auditiva externa. Trata-se de uma elevação óssea que se desenvolve progressivamente e que pode causar dor e desconforto. Em casos extremos, pode exigir cirurgia.

Os surfistas, mas também nadadores e mergulhadores, são um dos grupos com maior risco de desenvolver exostose. Os ventos frios e as baixas temperaturas da água fazem com que o corpo "envie" fluxos de sangue mais intensos para a área auditiva, na tentativa de aquecê-la.

Este processo faz com que se verifique o crescimento de estruturas anormais de osso no canal auditivo. O "ouvido de surfista" pode afectar surfistas de qualquer idade, em qualquer parte do planeta.

Se não for detectado, o canal auditivo começa a fechar. Muitos dos desportistas náuticos com este problema negligenciam o tratamento e arriscam perder a audição. Para além disso, o risco de infecções e otites é muito superior.

A remoção da obstrução óssea do canal auditivo requer anestesia geral. Os cirurgiões começam por fazer uma incisão atrás da orelha para iniciar, com cuidado, a remoção as diversas camadas de estrutura óssea.

Estudos académicos revelam que 80% dos surfistas que praticam desporto em condições de frio acabam por desenvolver exostose após 10 anos ou 3000 horas de exposição a temperaturas baixas de água e ar.

Contudo, a boa notícia é que é possível proteger e prevenir o "ouvido de surfista." Certifica-te que usas protecção integral em condições de vento e água frios, como por exemplo, o boné de neoprene que ao manter a cabeça quente pode ser realmente eficaz.

Outra solução de prevenção são os tampões de silicone que se moldam aos ouvidos. Geralmente, estes tampões podem ser limpos e reutilizados. Contrariamente ao senso comum, a sua utilização não afecta o equilíbrio enquanto se pratica, por exemplo, o surf.

Finalmente, não te esqueças de secar e limpar os ouvidos depois de uma sessão de surf ou mergulho, procurando mantê-los aquecidos o maior tempo possível.

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar