Ciência 01 abril 2015
A sonda New Horizons vai dar novos contornos a Plutão | Foto: Ourpluto.org

A sonda espacial New Horizons vai permitir à NASA mapear o planeta anão e é preciso dar nomes às descobertas.

A maior aproximação da New Horizons a Plutão está marcada para o próximo dia 14 de julho. Em 24 horas, a sonda lançada em 2006, recolherá dados que permitirão aos cientistas fazer um mapa do planeta anão e das suas cinco luas - Caronte, Nix, Hidra, Cérbero e Estige.

Como sempre acontece, os cientistas têm de encontrar nomes para designar as novas caraterísticas da superfície de Plutão que a sonda vai permitir identificar. 

Desta vez, a equipa da New Horizons e a International Astronomic Union (IAU) decidiram abrir o processo a toda a população. Até 7 de abril, quem quiser pode votar numa longa lista de nomes sugeridos aqui

Os nomes em que se pode votar estão divididos por categorias e subcategorias e levam-te num interessante processo de descoberta de como nasce a nomenclatura espacial. 

 

Há nomes que vêm do campo da história dos descobrimentos e da exploração, outros do universo literário e dos seus mundos ficcionais, outro ainda inspirado no rico imaginário do inferno.  

Nunca pensamos de onde nascem as palavras, mas realmente alguém tem de as inventar. De que forma se poderia estudar e falar sobre novas descobertas sem ter como as designar?

O site explica, por exemplo, como foi decidido chamar Titã à maior lua de Saturno observada pela sonda Cassini. 

Quando a votação terminar, a 7 de abril, a equipa da New Horizons e a IAU vão escolher os nomes aprovados em cada uma das categorias. Os mais votados serão dados às maiores e mais interessantes caraterísticas de Plutão. 

E passarão a integrar a nomenclatura planetária, em que podes 'mergulhar' aqui

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar