Atualidade 21 abril 2016
Isabel II é a Rainha mais velha do mundo | Foto: Wikimedia Commons

Com 90 anos e 64 de reinado, é a mais velha monarca do mundo e a que mais tempo esteve no trono inglês.

Isabel II, ou 'Her Majesty Queen Elisabeth II", celebra hoje, dia 21 de abril de 2016, o seu 90º aniversário - nasceu no longínquo ano de 1926.

Se não está no Guinness Book, deveria. Recordes são com ela! No ano passado quebrou um que já tinha 114 anos...

A 15 de setembro de 2015, Isabel II superou o título da rainha inglesa há mais tempo no trono, que até então pertencia à sua trisavó.

A Rainha Vitória comandou os destinos do Reino Unido 63 anos, sete meses e dois dias (entre 20 de junho de 1837 e 22 de janeiro de 1901, quando morreu, aos 81 anos).

No ano passado, Isabel II passou, também, a ser a monarca mais velha do mundo em atividade, depois do Rei Abdullah da Arábia Saudita ter morrido, aos 90 anos.

 

Isabel II subiu ao trono em 1952 quando tinha apenas 25 anos (foto acima, ao lado do marido, o Duque de Edimburgo), sucedendo ao pai, o Rei Jorge VI, e passou assim ao lado de uma carreira bem diferente, que ambicionou em jovem, a de atriz.

O seu "palco" é o Palácio de Buckingham e, não sendo atriz, é seguramente uma das mulheres mais populares do mundo.

Quanto ao guarda-roupa, não dispensa as cores pastel e os chapéus - exuberantes por vezes - são uma das suas imagens de marca.

Os animais, especialmente cães e cavalos, são outra das paixões conhecidas da Rainha de Inglaterra que, recorde-se, é também rainha de mais de uma dezena de Estados independentes.

Uma associação inglesa fez, até, um vídeo no qual surgem vários animais a cantar-lhe os parabéns pelas suas 90 primaveras.

Hoje a soberana vai celebrar a data com a família, a 11 de junho será a vez de fazer a festa com os ingleses, aproveitando que de 10 a 12 desse mês decorrem, também, as celebrações oficiais dos seus 65 anos de Reinado.

Para terminar contamos-te uma curiosidade: quando nasceu nada levava a crer que Isabel II viesse, um dia, a ser Rainha - o seu pai não era Rei e então era esperado que fosse o irmão mais velho de Jorge VI, Eduardo VIII, seu tio, a ocupar o trono.

Eduardo, no entanto, apaixonou-se por uma americana que já tinha sido casada e era divorciada, o que a impossibilitava de ser Rainha. O filho primogénito do Rei Jorge V preferiu o amor e abdicou a favor do irmão, o Rei Jorge VI, pai de Isabel II.

Se quiseres ver como era a Rainha em jovem, deixamos-te com este vídeo do 'The Telegraph' que, em 90 segundos, compila 90 fotos da vida da Rainha de Inglaterra.

e-max.it: your social media marketing partner
Voltar